O vídeo apresenta uma conversa realizada em agosto de 2020 entre as curadoras e os artistas Cabelo e Raul Mourão, do Rato BranKo.
As imagens foram produzidas pelos próprios artistas em colaboração com Arthur Bittar e Jonathan Nunes.
O audiovisual do Travessias 6 é uma parceria com a Alucinação filmes que editou e realizou o vídeo.
Após a apresentação do filme, as curadoras e os artistas responderam perguntas do público.

Tradução em libras
Erica Cristina

Mc Fininho
O Rato Branko surge com o Mc Fininho

Disco, 2016
Acrílico, madeira e ferro
55 x 30 x 21 cm (A x L x P aprox.)

Gaba Rato, 2018
Madeira e aço
79,5 x 66 cm

Modestia Party #4, 2016 (instalação)
Esmalte sintético sobre madeira, amplificador,
LED strobbo, metal, pen drive, trilha sonora
320 x 240 x 170 cm (A x L x P aprox.)

Modestia Party

RetRato_Sapateiro e RetRato_Apateir, 2016 (díptico)
Óleo sobre tela 60 x 90 cm (cada)

RetRato_Tantão, 2016
Óleo sobre tela
60 x 60 cm

RetRato_Beto, 2016
Óleo sobre tela
60 x 60 cm

RetRato_Dodô, 2016
Óleo sobre tela
60 x 60 cm

RetRato_Lenora, 2016
Óleo sobre tela
60 x 60 cm

RetRato_Arjan, 2016
Óleo sobre tela
60 x 60 cm

RetRato_Brenda (2016)
óleo sobre tela
60x60cm

RetRato_Cabeção, 2016
Óleo sobre tela
60 x 60 cm

AutoRetRato, 2016
Óleo sobre madeira
188 x 213 cm

Rato Bloko (2019)

Experienza Live Cinema #4, 2019
Exposição na OM.Arte - Raul e Cabelo com diversos convidados

Work in progress

Rato Bloko (2020)

Rato BranKo é uma dupla—formada pelos artistas Cabelo e Raul Mourão—que vem atuando desde maio de 2011, quando realizaram a exposição “Cabelo apresenta Mc Fininho e DJ Barbante no Baile Funk (Gentil) Carioca” na galeria A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro.

No dia 3 de março de 2016 a dupla inaugurou o espaço Rato BranKo, um misto de produtora / laboratório experimental focado na realização de filmes, músicas, exposições e objetos de arte, localizado na Rua Joaquim Silva 71, na Lapa.

Desde então realizaram inúmeras obras próprias além de produzirem exposições de Cela Luz, Lynn Court, Marcelo Yuka, Allan Sieber, Maxwell Alexandre, Eduardo de Barros e Primo da Cruz. No carnaval de 2019 Cabelo e Mourão se associaram ao DJ Nado Leal para lançar o Baile BloKo do Rato BranKo que contou com a participação de Baby Perigosa, Aleta Valente, DJ Nepal, DJ Marcelinho da Lua e DJ Andrei Yurievitch. Em junho de 2019 ocuparam o Studio OM.art com o Experienza Live Cinema #4, uma exposição com performances que contou com a colaboração de artistas convidados, como Cia Kawin, Lucia Koch, Marcos Chaves, Leonora de Barros, Projeto Cavalo, Crack Boy Jr. e o coletivo Chelpa Ferro. Em 2020, o Baile BloKo realizou sua segunda edição com a participação do Ministereo Público, DJ Negralha, DJ Nado Leal, DJ Nepal e DJ Tamenpi.

“O Rato BranKo é um espaço de experimentação conectado com nossos ateliês individuais. Um lugar para experimentar novos formatos buscando criar conexões com um público ampliado. Atuar nas redes sociais mas também pensar na localidade e na população da Lapa.” – Raul Mourão

“Buscar diálogo com uma audiência não especializada, o público da rua, o passante. Arte-documentário, artenotícia, arte-jornalismo são alguns conceitos que estão sendo trabalhados pelo Rato BranKo.” – Cabelo

Instagram @ratobranko

Raul Mourão @raulmourao
Cabelo @cabelocobracoral

RAUL MOURÃO

Raul Mourão nasceu no Rio de Janeiro, em 1967, onde vive e trabalha. Entre suas principais exposições individuais e projetos solo recentes, destacam-se: Sobre o Pênalti e outras jogadas, na LURIXS: Arte Contemporânea (2019), no Rio de Janeiro, Brasil; Introdução À Teoria Dos Opostos Absolutos, na Galeria Nara Roesler, em São Paulo, Brasil; Experienza Live Cinema #4: Raul Mourão + Cabelo, na OM.art (2019), no Rio de Janeiro, Brasil; Fora/Dentro, no Museu da República (2018), no Rio de Janeiro, Brasil; Você está aqui, no Museu Brasileiro de Ecologia e Escultura (MuBE) (2016), em São Paulo, Brasil; Please Touch, no Bronx Museum (2015), em Nova York, Estados Unidos; Tração animal, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) (2012), Rio de Janeiro, Brasil; Toque devagar, na Praça Tiradentes (2012), no Rio de Janeiro, Brasil. Entre as coletivas recentes, encontramos: Coleções no MuBE: Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz – Construções e geometrias, no Museu de Ecologia e Escultura (MuBE) (2019), em São Paulo, Brasil; Modos de ver o Brasil: Itaú Cultural 30 anos, na Oca (2017), em São Paulo, Brasil; Mana Seven, no Mana Contemporary (2016), em Miami, Estados Unidos; Brasil, Beleza?! Contemporary Brazilian Sculpture, no Museum Beelden Aan Zee (2016), em Haia, Países Baixos; Bienal de Vancouver 2014-2016, Canadá (2014). Seus trabalhos figuram em coleções de importantes instituições, tais como: ASU Art Museum, Tempe, EUA; Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil; Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC-Niterói), Niterói, Brasil; Museu de Arte do Rio (MAR), Rio de Janeiro, Brasil; e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), Rio de Janeiro, Brasil.

CABELO

Cabelo (1967) é poeta, músico e artista plástico. Considera seus desenhos, pinturas, esculturas, canções, performances, vídeos e instaurações, como manifestações da poesia. Participou da X Documenta de Kassel; da 26ª e 33ª Bienal de São Paulo; 7ª Bienal do Mercosul; Lines from Brasil, Whitechappel Art Gallery, Londres; Mianmar Mirroir – Project Room – Arco Madrid Côte à Côte, art contemporain du Brésil, capcMusée dart contemporain, Bordeaux, França; entre outras. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.