O Programa Educativo do Galpão Bela Maré propõe o acolhimento de todos os públicos a partir de experiências em visitas, ações e interlocuções que possibilitem a construção de novos saberes, trocas, engajamentos e vivências.

Nossas práticas conciliam referências lúdicas e subjetivas, que priorizam a experiência estética e o diálogo, por meio de estratégias artístico-pedagógicas relacionadas às múltiplas possibilidades do olhar e do sentir.

A partir do diálogo e outras partilhas construímos aberturas para instigações e provocações em torno do campo artístico, por entre conceitos, materialidades e desdobramentos, sempre incorporando as expressões e repertórios dos participantes e suas territorialidades.

Desde abril, nos adaptamos ao universo online e a programação proposta pelo Educativo tem sido difundida nas redes sociais do Galpão Bela Maré - são as ações do Bela em Casa. Assim, os eixos de ação têm sido espelhados nas formas de lives, vídeos curtos e enquetes. De abril a junho foram realizadas 22 ações. Para ter acesso à estas programações e outras futuras acesse nosso instagram e nosso facebook.

Durante o Travessias 6, o Bela em Casa dialogará com os trabalhos e artistas da exposição, com proposições nos sábados.

EIXOS DE AÇÕES

Ação Poética Atividade socioeducativa em diversas linguagens da arte com produção material e imaterial e com interação entre os participantes. A atividade acolhe públicos diversos a partir de 6 anos e tem duração média de 1 hora e 30 minutos.

Bela em Movimento Atividade socioeducativa que se debruça na ampliação de estratégias de disseminação e efetivação de partilha com o público em geral, e funciona como ferramenta de conexão entre nosso espaço e outros outros espaços do território da Maré e da metrópole, desdobrando externamente ações educativas fruto das exposições e programações do Bela Maré. A atividade acolhe públicos diversos em parceria com escolas, ongs e instituições interessadas, a partir de 6 anos e tem duração média de 1 hora e 30 minutos.

CineBela É o cineclube do Galpão Bela Maré que exibe obras fílmicas, nacionais e internacionais, e promove debate. A atividade acolhe públicos diversos, é importante verificar a classificação etária de cada sessão e tem duração média de 3 horas.

Encontro entre Multiplicadores Debates, reflexões e práticas sobre e a partir de temas específicos dos campos da arte, da educação e do território. A atividade acolhe educadores, mediadores, pesquisadores, professores e demais pessoas interessadas nos temas e tem duração média de 2 horas.

Oficinas de Verão No período das férias escolares de verão, são realizadas atividades experimentais e lúdicas em diálogo com o território. As atividades acolhem crianças na faixa etária de 6 a 12 anos, mediante inscrição, e tem duração média de 1 hora e 30 minutos por dia.

Prosa com Artistas Espaço de diálogo entre curadores, artistas e públicos, mediado pelo Programa Educativo. A atividade acolhe públicos diversos, e tem duração média de 3 horas.

Visita Mediada Proposição de conversas, partilhas e trocas na exposição, articulando conceitos e conteúdos pilares do projeto curatorial aos interesses dos participantes. A atividade acolhe públicos diversos, a partir de 6 anos e tem duração média de 1 hora e 30 minutos.

O Programa educativo preparou o jogo
"Palavras Cruzadas" e Traessias 6.
Para jogar, BAIXE AQUI.

 

O Programa Educativo do Galpão Bela Maré, em colaboração com a curadoria, artistas, coletividades e outros parceiros trabalhadores da cultura, criou e lançou ações educativas nas redes sociais. Essas ações foram propostas para promoverem relações com a mostra e com as reflexões trazidas por ela, ativando processos criativos mesmo que a distância. Reunimos todas as ações em um caderno que você pode baixar aqui.

INFORMAÇÕES GERAIS

A visitação é gratuita.

As atividades acolhem até 40 pessoas por grupo.

Recomenda-se o acompanhamento de 1 responsável para cada 10 pessoas com deficiência e 1 responsável para cada 20 pessoas.

Algumas atividades oferecem transporte. Contate o Programa Educativo para verificar a disponibilidade.

Para mais informações ou agendamentos, encaminhe um e-mail para educativo.belamare@observatoriodefavelas.org.br

Referências:

Livro “Dispositivos artísticos pedagógicos” pág. 4, 116 - 121

Livro “Projetos educativos e culturais em museus: Guia básico de planejamento

Documento “Programa Educativo e Cultural: A Política Educacional do Museu Histórico Nacional