Inaugurado em 2011, o Galpão Bela Maré, localizado em Nova Holanda, uma das 16 favelas que compõem o Conjunto de Favelas da Maré, é uma iniciativa do Observatório de Favelas, em parceria com a produtora Automatica e representa a construção de um espaço alternativo dentro do cenário das artes do Rio de Janeiro metropolitano.

O espaço foi inaugurado com o objetivo de contribuir para a democratização e difusão de todos os tipos de expressões artísticas e seu amplo funcionamento comprova como é possível descentralizar tanto os equipamentos culturais quanto as possibilidades de produção, difusão, formação e fruição estética na cidade.

Exposições, ações educativas, seminários e outras atividades artístico-culturais, fazem parte das ações desenvolvidas a fim de mobilizar conceitos, metodologias e práticas estéticas e culturais como bem público e como mediação para efetivação de direitos plenos da cidadania.

Em 2019, o Galpão inaugurou a “ELÃ - Escola Livre de Artes”, a partir de uma parceria entre o Observatório de Favelas, a Automatica Produtora e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV). A proposta da ELÃ surgiu de um desejo de composição por um espaço de criação e reflexões no campo estético e político, e de fomento à produção artística contemporânea, e se coloca como ambiente aberto a jovens artistas das regiões periféricas da metrópole do Rio de Janeiro.

Galpão Bela Maré
Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré.
Entre as passarelas 9 e 10 da Av. Brasil.
O Galpão Bela Maré está temporariamente fechado.

Observatório de Favelas

O Observatório de Favelas é uma organização da sociedade civil que atua há 18 anos nas áreas de pesquisa, consultoria e ação pública, dedicada à produção de conhecimento e de políticas públicas sobre favelas e fenômenos urbanos. Suas proposições e ações visam à construção de experiências que superem as desigualdades e fortaleçam a democracia a partir das favelas e periferias como territórios de potências e direitos dentro dos eixos Arte e Território, Políticas Urbanas, Direito à Vida e Segurança Pública, Comunicação e Educação.

Relatório 2019 da organização

Site: www.observatoriodefavelas.org.br
Email: contato@observatoriodefavelas.org.br

Automatica

AUTOMATICA é uma empresa que desenvolve projetos culturais desde 2005, atuando na criação, curadoria, coordenação, gestão, produção e consultoria de exposições, programas educativos, publicações e outras atividades ligadas à produção artística.

Trabalha com artistas, curadores, críticos de arte, historiadores da arte, instituições culturais, patrocinadores públicos e privados. Participa de editais e prêmios, e elabora projetos para as leis de incentivo nas três esferas da administração pública.

Através da produção, circulação, divulgação, fruição, conservação e preservação de processos e produtos culturais, relaciona a matéria dinâmica da criação com as pessoas.

Para saber mais, acesse: http://automatica.art.br/